Exercício 01: ATIVIDADE: máquina de pipoca ou faca do chefe de cozinha?
1. Há todos os tipos de jogos digitais que são projetados para serem usados em sala de aula. Gostaríamos de olhar em volta e tentar compreender pelo menos uma. Aqui estão as instruções:
2. Encontrar um jogo digital educacional que seja como uma máquina de pipoca ou como uma faca do chefe de cozinha. Diga-nos porque você pensa assim.
3. Exemplo: Lure of the Labyrinth é como uma pipoqueira. É fortemente focada na pré-álgebra. MinecraftEdu é como uma faca do chefe. Ela pode ser usada para apoiar lições de matemática, geografia, história, e outros tópicos.
4. Em seguida, considere brevemente como um professor pode usar um jogo em uma sala de aula e escreva uma frase ou duas sobre o assunto.
5. Exemplo: Jogo X poderia substituir uma planilha em frações por causa dos problemas práticos que são parte do jogo.
6. Não sabe onde encontrar jogos? Assista ao vídeo: Ferramentas de Ensino.
7. Você também pode, por exemplo, ver os jogos disponíveis no portal do professor do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=258
8. Se você estiver interessado em jogos educacionais menos recentes, archive.org tem uma coleção que vale a pena visitar (nem todos os jogos são educativos).
9. Compartilhe seus pensamentos com os seus colegas no fórum.

    O jogo digital "Jogo da Memória - O Menino Maluquinho" pode ser considerado como uma pipoqueira. É totalmente voltado para atividade de racicíonio de memória, não abrindo possibilidade para a realização de outro tipo de atividade através deste jogo.
        No entanto, o jogo "Tabuado e Regras de Sinais" é considerado como uma faca do chefe. Este jogo possibilita aos estudantes ao desenvolvimento da aprendizagem da matemática, em suas regras básicas e necessárias, que dão e darão suporte para a sequencia dos estudos em séries/anos posteriores. Servindo ainda como aprendizagem necessária para o dia a dia dos mesmos.
         Além de trabalhar questões sobre soma, subtração, multiplicação de mesmo sinal, ainda trabalha ambas as habilidades com sinais trocados/diferentes. A aprendizagem da matemática através deste jogo, pode transceder as atividades realizadas em sala de aula, visto que estão inteiramente relacionadas como o quotidiano do estudante.
        Cabe ao professor, buscar fazer as relações com as operações matemáticas aprendidas em sala de aula com a vida quotidiana de seus estudantes. Este jogo pode ser usado em sala de aula, através dos telefones do estudantes (que suporte acesso a internet e ao jogo) ou ainda no laboratório de informática da própria escola,  [...]

[...] privilegiando o trabalho com UM COMPUTADOR POR ALUNO, ou ainda em duplas, visto que pode haver a construção do conhecimento através do diálogo entre eles.
        Este jogo pode substituir, por exemplo, a tabuada de papel, a calculadora, visto que o mesmo apresenta questões práticas sobre a aprendizagem de tabuadas.