Exercício 03: Pense de forma ambiciosa.
1. Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?
2. Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.
3. Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia.
4. Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?

RESPOSTA
          Pensar em maneiras "ambiciosas" para proporcionar aos alunos aprendizagens significativas, e que realmente este possa entender ao que está sendo ensinado, talvez não seja difícil, até mesmo pode ser fácil. A dificuldade que pode-se encontrar para implementar esta maneira "diferenciada" muitas vezes, ou em quase todas elas, impossibilitam a realização da aula.
     Por exemplo, se pensarmos em uma tecnologia chamada Winplot, software facilitador para a construção de gráficos, muito bom/excelente, de fato leva aos estudantes a ter aprendizagem e que podem ser demonstradas para todos nós. No entanto, no ambiente de atuação não há recursos para que isto ocorra, portanto, uma dificuldade que impossibilita sua ultilização, dentre elas podemos destacar: falta de uma laboratório de ensino, profissional capacitado em informática, professor preparado para manusear um computador. Esta seria uma nova maneira de ensinar aos estudantes conteúdo de um currículo pré-estabelecido.
          O uso de tecnologias em sala de aula proporciona aos alunos uma aprendizagem mais significativa, visto que os estudantes passam a ser participantes na construção dos seus próprios conhecimentos, e desta forma a aprendizagem ocorre de maneira mais rápida. A principal dificuldade dos estudantes em sala de aula está intimamente relacionado com a maneira de ensinar do professor. Por exemplo, a maioria dos estudantes têm dificuldades em aprender os conceitos relacionados a funções, potências, crescimento e decrescimento de gráficos (isto para estudantes de matemática).
       Uma maneira de resolver este problema é através a ultilização de metodologias diferentes das chamadas tradicionais. O uso das tecnologias neste processo é muito interessante e provoca do estudantes a curiosidade em aprender aos conteúdos visto que o uso das tecnologias ajudam neste processo, trazendo facilidade aos estudantes e, também, provocando nos mesmos a curiosidade sobre a tecnologia.