Exercício 04. 1. Identifique o Perfil do Contexto do seu Ambiente de Implementação Alvo.
2. Sugerido para a Data: 7/10/16.

3. A fim de implementar a tecnologia com sucesso, você precisa explorar e compreender o seu ambiente de destino, que também chamaremos de seu contexto de implementação. Introduza o contexto de implementação que você deseja usar para o seu projeto, criando um perfil que descreva e clarifique as suas características importantes. O seu perfil pode ser real ou hipotético (mas fundamentado no mundo real). Você pode ser o executor real, ou você pode estar projetando um plano que outros irão implementar. E caso você não possa facilmente identificar um contexto de implementação? Temos algumas ideias que podem ajudar, veja no final do texto, itens 14 e 15.
4. Mesmo que você trabalhe em uma escola (ou em outro ambiente educacional) e tenha uma boa compreensão do seu ambiente de destino, considere conversar informalmente com as partes interessadas, se possível. Isso poderá ajudá-lo a compreender aspectos do ambiente de destino dos quais você desconhecia anteriormente.
5. Para a entrega: Você pode usar qualquer formato que você goste, mas mantenha-o o mais conciso possível. Se for um curto vídeo, ou uma apresentação de áudio funciona para você, ótimo. A comunicação visual pode ser muito poderosa; considere a criação de diagramas visuais ou outros elementos gráficos para explicar os seus pensamentos.
6. Conte-nos sobre o seu ambiente de destino. Este perfil deve incluir os alunos (alunos) que irão utilizar a tecnologia (idade, outras características importantes, como nível de experiência em áreas relevantes), o local (sala de aula, etc.), professores, facilitadores, comentários sobre os recursos disponíveis, etc. Poderia também incluir fatores como o processo de compra (se conhecido) ou a cultura institucional. Se você optar por entrevistar informalmente alguém para mais informações, não publique qualquer informação de identificação sobre essa pessoa. Também pode ser apropriado e desejável usar um pseudônimo ou nome alternativo para as escolas, locais de trabalho, etc.
7. Ajude-nos a entender sobre uma das partes chave interessada. Talvez seja o professor a implementar a tecnologia. Talvez possa ser um estudante que irá fornecer suporte técnico. Talvez seja um treinador (coach) de tecnologia instrucional que irá certificar-se que a implementação prossegue sem problemas. 
8. Explicar o porquê do potencial para a tecnologia a ser implementada neste contexto. Identificar seu alvo de dificuldade. Qual é a necessidade? Existe um vazio que você está tentando preencher? Você está tentando ajudar com diferenciação? Você acha que o uso de tecnologia pode fazer uma aula, lição ou tópico, mais poderoso ou relevante para os estudantes?
9. Nota: Você não precisa dizer o qual a tecnologia que você está interessado em implementar; você pode não saber ainda. Além disso, a aula 2 pode mudar as suas opções.
10. Antes de você postara a sua tarefa, certifique-se de que você tem:
11. Tenha atingido as solicitações da tarefa. Isso significa que você respondeu a todas as perguntas apresentadas acima, etc.
12. Feito seu post claro e legível. Use títulos ao editar o seu trabalho.
13. Feito o link de seu trabalho corretamente. O link vai para o lugar correto e seu trabalho é visível.
14. E se você não puder facilmente identificar um contexto de implementação? Existem vários caminhos para a construção de um perfil. Se você estiver interessado em ensino básico, pode falar com o pai de uma criança na escola. Descubra como é a sala de aula e como é a escola. Você também pode entrevistar informalmente um professor ou um líder. Se você estiver interessado em alunos adultos, considere falar com um administrador ou um instrutor em uma faculdade local. Para ambientes corporativos, entrevistar informalmente um empregado envolvido na educação ou formação. Para todas as situações mencionadas, veja se você pode descobrir se a tecnologia já está sendo usada no ambiente. Se assim for, tente falar com quem implementou. Não há nenhuma exigência para entrevista. Se você escolher entrevistar informalmente alguém, não poste qualquer informação que possa identificar essa pessoa. Também pode ser apropriado e desejável usar um pseudônimo ou nome alternativo para as escolas, locais de trabalho, etc.
15. Se você estiver tendo dificuldades, use uma escola (ou outra configuração relevante) que você atendeu ou teve experiências, apesar de reconhecermos que a memória não é perfeita. Você pode ter que presumir ou preencher alguns detalhes. Além disso, temos um público de alunos em nosso curso que pode nos ajudar com essa tarefa. Esperamos que alguns professores irão concordar em conversar com os participantes sobre a escola onde trabalham (ou trabalharam no passado). Os professores não precisarão fornecer o nome e a localização exata de sua escola ou até mesmo seus nomes reais, se eles não se sentirem que seja apropriado.

Resposta

1. Alunos da Educação Básica de uma escola da Rede Estadual na cidade de Araguaína. Tais estudantes apresentam grandes dificuldades na aprendizagem de conteúdos relacionados à Geometria Plana e pincipalmente da Geometria Espacial, ambos em virtude de falta de conhecimento prévio que servem de base para a aprendizagem de conteúdos mais aprofundados.

2. **

3. Implementar um ambiente com tecnologia em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação e/ou da Rede Municipal, com o objetivo de ensinar frações. Para tanto, faz-se necessário a implementação de uma rede de computadores, juntamente com a criação de um ambiente contendo computadores. Podemos usar os seguintes programas e/ou recursos: Jogo com ideias iniciais de frações. Representação, leitura e frações equivalentes; Jogo com ideias iniciais de frações. Representação, leitura e fraçoes equivalentes; Jogo de encaixar a fração com seu desenho correspondente. etc.